28/04/2012

Dica importante para quem edita AVCHD no Premiere CS5!


Diversos leitores tem me consultado para reclamar de problemas de qualidade de imagem na exportação de arquivos em HD para SD no Premiere. Tenho sempre dado sugestões de editar nativamente em HD e após a conclusão do trabalho NÃO exportar para SD no Premiere para depois autorar o DVD no Encore.

O correto é exportar a timeline do Premiere diretamente para o Encore através do comando Adobe Dynamic Link > Send to Encore. Isso poupa uma compressão desnecessária do  material. Mas outro cuidado é importante: a conformidade do material editado quanto ao tipo de vídeo entrelaçado ou progressivo.

Veja a imagem acima. Importei um vídeo AVCHD filmado com uma Sony NXR-NX5 que foi capturado em 1080P30 FH. Portanto um vídeo PROGRESSIVO. No Premiere CS5 ele aparece como entrelaçado. Já o Premiere CS5.5 o identifica corretamente como progressivo.

Portanto quem trabalha com o Premiere CS5 deve ficar atento a esse detalhe. Ao editar material AVCHD progressivo, depois de importar o vídeo e antes de coloca-lo na timeline e começar a editar, deve-se primeiro dar um conform no  material, passando para PROGRESSIVO. Para isso basta ir na barra e menus principal do Premiere CS5 e clicar em CLIP> MODIFY>INTERPRET FOOTAGE e ali trocar o video de entrelaçado para progressivo. Quem edita no Premiere CS5.5 não precisa mudar nada pois o programa reconhece o vídeo corretamente.

Se essa correção não for realizada no CS5, o vídeo na hora da exportação com o Media Encoder será tratado como entrelaçado e vai gerar um arquivo final com a ordem de campos invertida, perdendo metade da resolução horizontal, mesmo que seja exportado em HD.

Porque isso acontece?

O problema está na forma com algumas câmeras capturam vídeos progressivos, geralmente  criando o 30P através da interpolação do vídeo 60i onde os dois campos capturados pelo sensor de imagem formam um único frame progressivo.

O problema é que esse vídeo é salvo como um AVCHD PsF (progressive segmenteded frame) e o Premiere CS5 e outros softwares de edição não reconhecem corretamente o formato.

Para maiores informações sobre vídeo progressivo ou entrelaçado por favor vejam o tópico “Video entrelaçado ou progressivo? Eis a questão.”  que está aqui no blog. E se você acha que esse artigo foi útil, não deixe de clicar no botão Recomendar isso no Google que fica aqui em baixo. 

Grande abraço a todos!

Marcelo Ruiz

94 comentários:

  1. Olá, Marcelo.

    Parabéns pelo blog. Eu tenho uma dúvida, um pouco mais genérica, suponho. Eu sempre utilizei câmeras CANON HDSLR (5D mark II, 7D, 60D), e sempre filmei em 1920x1080 24p ou30p ou 1280x720 30p ou 60p, e também sempre editei no premiere, nunca tive problema. Mas agora, por ossos do ofício, me vejo obrigado a usar uma Sony Alpha 77 (a77), também DSLR e no Menu dela eu encontro as opções de filmagem assim: Formato Ficheiro AVCHD 60i/60p que me dá as seguintes opções de Definição de Gravação: 60i 24M(FX) / 60i 17M(FH) / 60p 28M(PS) / 24p 24M(FX) / 24p 17M(FH). Por favor, eu gostaria de saber sobre esses formatos, pois desconhecia eles e agora não sei como definir qual usar. Também tenho a opção de Formato Ficheiro MP4 que me dá as opções de Definição de Gravação: 1440x1080 12M / VGA 3M. Estou perdido, não consigo decifrar o que essas opções significam. Se puder me dar uma luz, seria muito grato.

    Desde já, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno,

      As opções corretas e com mais qualidade são 60p 28MB/s(PS) / 24p 24MB/s(FX) o restante tem pouca qualidade e a pior delas é 1440 x 1080 12 Mb/s.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  2. Olá, uso o premiere CS6 e nunca tinha dado problema nenhum, porém fui tentar editar um vídeo, importei e etc, porém quando passo pra linha do tempo, ele fica com uma faixa preta na metade do vídeo na parte de cima e não sei como resolver. Tentei em outro programa, e rodou corretamente (porém era horrível de editar), enfim... sabe o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thays,

      Mas qual o formato do vídeo e em qual filmadora foi capturado e que preset de projeto vc está usando?

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  3. Olá Marcelo
    Estou precisando de uma ajuda, um free fez uma filmagem de um casamento em full hd pra mim no total de 4gigas direto são 45 minutos e não consigo passar para computador pode ser a minha placa de vídeo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Click Mágico,

      Assim fica difícil... Qual o formato de vídeo, em qual camera foi capturado, qual o seu computador e o que vc quer dizer com não conseguir passar para o computador?

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  4. Amigo,

    Vi este seu post agora. Minha dúvida, na verdade, é que comprei uma câmera que me dá opção de filmar em MP4 ou AVCHD (Canon Vixia HF M500). Estou numa tremenda dúvida de qual tipo de gravação usar, visto que não tenho blue-ray e vi que só posso ver o AVCHD neste aparelho. Por favor, se tiver como, me ajude informando se posso usar o AVCHD e ver minhas filmagens em um DVD normal.

    Não tenho como ver o site, se puder, pode mandar resposta para tenorio_b@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno,

      A melhor qualidade que vc obtem com essa câmera é o formato MXP (24Mbps) - 1920 x 1080 @ 30 frames progressivos por segundo podendo gravar até 6 horas de vídeo. Para ver o materia gravado vc pode usar a saída HDMI da câmera ligada direto a um monitor de video HD com entrada HDMI. Para guardar basta salvar em seu computador e vc poderá assistir nele depois. Para guardar em alta def. realmente somente em BD disc e se quer guardar em DVD terá que usar um programa de edição para passar de alta para baixa e poder guardar em DVD.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz


      Excluir
  5. Oi, Marcelo!
    Estou editando um video que não aparece a barra de audio com a waveform. Posso escutar o audio, mas não aparece a barra para eu editar o volume. Como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ísis,

      A trilha de áudio deve estar escondida pq a altura da janela de Timeline está pequena. Abaixo da faixa de vídeo 1 tem uma linha cinza mais grossa. Vá acompanhando ela até o lado direito no final da timeline e veja um ícone com duas setas para cima e para baixo com um sanduíche no meio. Se vc chegar essa aba toda para cima vai aumentar o tamanho disponível para as trilhas de áudio e diminuir o da de vídeo.
      Ai suas trilhas de áudio devem aparecer.. E verifica também se no lado esquerdo dentro de cada trilha de áudio o triangulo aponta para o lado ou para baixo, Clicando em cima dele com o botão esquerdo ele vira para baixo e mostra a waveform.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  6. Ola Marcelo, primeiramente parabéns pelo site.

    Meu problema é o seguinte, quando eu vou finalizar o DVD no Encore CS6 Mac pelo Dynamic Link, quando o encore termina de renderizar o vídeo ele trava e fecha, sendo necessário eu reabrir o programa e importar o arquivo renderizado, pois não salva o render no projeto. Eu uso uma iMac com 4Gb de memória DDR3; Processador Intel i5 2,5 GHz; Vídeo: AMD Radeon HD 6750M 512mb. Como eu posso resolver esse problema?

    Desde Já Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser porque vc está exportando para o Premiere um arquivo com áudio encorporado. As vezes dá esse bug. Experimenta exportar no Premiere o áudio do projeto em Wav e troca o áudio que está conjugado com o vídeo na timeline pelo arquivo wave e exporta para o Encore via Dynamic Link. Deve solucionar o problema.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  7. Ola marcelo enviei uma mensagem incompleta antes....tem como converter os arquivos full hd para sd e editar, e na hora de renderizar usar o arquivos fullhd? Uso canon 5d ii e 7d ...meu notebook é muito fraca pra edição e por enquanto não posso comprar outra...

    ProcessorIntel Core i7 i7-720QM / 1.6 GHz ( 2.8 GHz ) ( Quad-Core )
    Memory6.0 GB / 8.0 GB (max)
    Hard Drive500.0 GB - Serial ATA-150 - 5400.0 rpm
    Operating SystemMicrosoft Windows 7 Home Premium 64-bit Edition

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco,

      O trabalho que isso vai dar não compensa. É mais fácil editar logo em alta mesmo, poi s de qualquer forma vc vai ter que usar os arquivos de alta no final para renderizar mesmo. Para a edição em HD ficar mais leve basta diminuir a qualidade da pre-visualização de Full para 1/2 ou até meso para 1/6 da qualidade. Essa função fica na janela de Preview de vídeo abaixo no canto direito.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  8. Oi,Marcelo
    Tenho um projeto no cs6 sendo que o video base tem 25fps progressivo.
    Ao reproduzi-lo na tv digital vejo rastros em cenas com maior movimento.
    Já renderizei em 48,50,60 fps progressivo,ficou pior.
    Tem algo que possa fazer para diminuir os rastros?
    Obrigada,(Vanessa).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa,

      O rastro que vc se refere é um blur que está presente nos objetos em movimento dentro de cada frame e também em todo o frame nos movimentos de câmera e que pode ser percebido claramente em cada frame do vídeo pausado?

      Vc sabe qual foi a velocidade de diafragma que foi usada para a captura? Mas geralmente é impossível corrigir esse tipo de problema, mesmo aumentando a quantidade de FPS, o que vai só fazer aumentar o número de frames que serão replicados de frames já com o defeito. Por isso piora.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  9. Este vídeo veio no projeto,(http://www.youtube.com/watch?v=zI8Z4gyMOgY)
    Também acho difícil solução já que foi criado em 25fp.
    Não sei porque mas foi.
    Gostaria de uma indicação para compra de uma filmadora ou camera caseira desde que seu vídeo não fique com rastros em movimentos(odeio),procuro sempre que tenha configuração 108060p,estou certa?
    Porque que os vídeos no youtube em 60p de terceiros ficam rastros?As vezes desisto de comprar o produto porque em teste no youtube a 60p(rastros).
    Já vídeos,ex:da glogo ñ tem rastros.
    A única que vi alguns vídeos sem rastro nos testes youtube,foi a Panasonic Tm-900.Desde já,muito agradecida.(Vanessa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa,

      No link que vc me enviou (dos cubos) não ví rastros (ou o que vc chama de rastros) o que tem ali é um efeito chamado motion blur que é colocado automaticamente ou não pelo programa onde o vídeo está sendo criado para fazer a interpolação de movimento entre um frame e outro. O vídeo em questão não foi filmado, foi criado digitalmente. Então não há que se falar em motion blur resultante da filmagem em uma velocidade de diafragma baixa.

      Não é o numero de frames por segundo que define o rastro e sim a velocidade de diafragma com que cada frame individualmente foi fotografado. Uma filmadora setada em 60P pode deixar mais rastro que outra fimando em 24P e tudo depende da velocidade de diafragma e abertura escolhida pelo operador.

      Se a câmera for um modelo caseiro automático e barato dificilmente terá controles manuais de iris e shutter speed. Essa é a diferença paras as câmeras da Globo ou outra filmagem profissional. A possibilidade de controle total do operador sobre os parâmetros do equipamento.

      Sem dúvida, entre os modelos amadores, a Panasonic TM900 é uma excelente escolha pelas especificações, lente e funcionalidades que são mostradas no site. Particularmente eu não usei nem testei esse modelo e fiquei em duvida sobre a regulagem automática de shutter. Vou ter que baixar o manualpara me certificar.

      Quanto a odiar o rastro, risos, não faça isso não... o rastro ou tecnicamente falando, o motion blur, é uma das linguagens do cinema que tb está presente no vídeo e que é extremamente importante para ajudar a contar uma história. No último filme da saga do Senhor dos Anéis o diretor optou por usar câmeras ultra realistas e o resultado foi odiado por muitos profissionais, criticado por outros e aceito por uma minoria. E tudo se resumia a uma dificuldade de se sentir imerso na história por conta do choque de realidade das imagens ultra bem definidas em 4k.

      De minha parte, eu amo o motion blur e o uso correto da profundidade de campo.

      Beijos

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  10. Então essa interpolação foi uma opção na criação do vídeo digital(cubismr).
    Vou desistir deste projeto e escolher um que não tenha muito movimento ou que venha sem isso,porque pra mim continua no mesmo sentido de efeito rastro.Ah,todos os vídeos que edito,finalizo em 60frames progressivo contrariando o vídeo original,devo respeitar o frame do original ou se aumentar melhora como imaginava?Um vídeo criado digitalmente no programa ex:clipe de fotos,pode se ter a liberdade de finalizar em quantos frames desejar 60 por exemplo?Quando finalizo em 30 ficam rastros em movimentos?Obrigada(Vanessa)

    ResponderExcluir
  11. Vanessa,

    As vezes ´=e opção do editor ou artista. Outras vezes é a forma como o programa cria o movimento dos objetos entre os frames sucessivos. Outra coisa é que sempre vai haver rastros nos vídeos do Youtube e Vimeo por conta da compressão e largura de banda disponível.

    Como falei antes, alem de não melhorar pode piorar... rastro não é questão de FPS.

    Abraços,

    Marcelo Ruiz

    ResponderExcluir
  12. Oi,Marcelo
    Fiz o boleto desta filmadora(Sony Full HD HDR-PJ230)valor promocional de 1.143,00.Queria saber sua significativa opinião em relação a abertura etc...Como te disse quero uma que não deixe os vídeos cansativos com rastros ou atrasos em movimentos.Informações completas: (http://www.mybits.com.br/index.php/catalog/product/view/id/1077/s/handycam-sony-hdr-pj230-hd-com-projetor-8gb/)Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa,

      Depende para que uso vc comprou a câmera. Se é para seus vídeos pessoais e registros pessoais, é até razoável, embora existam outros modelos melhores da Sony e Panasonic. Para trabalhos profissionais esqueça. E outra coisa, pelo que eu pude ver, pelo manual dela, vc não terá opção de controles individuais de abertura e velocidade de diafragma independentes. Existe um modo manual de controle de luminosidade, mas deve ser uma função que usa tanto a abertura conjugada com a velocidade para que o usuário possa escolher entre uma cena mais ou menos luminosa. Pelo que vi, nem a indicação em índice f number ou velocidade em segundos ela informa.

      Como eu disse , depende do uso, mas se vc quer um vídeo sem rastro nenhum, embora eu ache isso desnecessário e muitas vezes esteticamente ruim, essa não é a câmera indicada.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  13. Marcelo
    Faço video digital em 30 e 60fps ex:(uma tira de fotos 30seg,Rendo no Vegas 11,12 e CS6)e na reprodução no pc fica sem movimento continuo,ele fica tremendo,quanto maior a velocidade mais tremido fica.
    Esse tremido é como se fosse rastro ou tivesse faltando frames.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas vc usa a câmera para fotografar ou filmar? Agora não entendi bem. E foto still quando é colocada nem vídeo pode flickar, que é diferente de rastro de imagem em movimento ou blur... são coisas diferentes e tem soluções diferentes. Faz o seguinte, me envia 2 segmentos de 30 segundos de vídeos seus com o defeito para eu dar uma analisada. Envia por esses programas tipo Usendit ou Manda mais para meu email mrmvillela@gmail.com que assistindo e abrindo no premiere aqui eu tenho condição de te ajudar melhor.

      bjs

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  14. Uso pra fotos e vídeos de forma caseira depois edito.Olha só peguei uma promoção desta câmera Sony NEX-F3B 712,00 menor valor até agora,ela é bem indicada mas muito se fala em foto,video queria sua opinião.Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa,

      Para vídeos pessoais ( nem diria domésticos, pois esse termo não faz sentido... um vídeo doméstico, ou seja feito em casa, pode se referir a um vídeo altamente profissional feito por uma empresa no sentido de se promover... podem ser usados recursos e pessoal altamente profissional), mas como ia dizendo, se vc vai registrar momentos pessoais para recordação e compartilhamento com familiares e amigos, a qualidade é excelente. Toda a linha NEX de câmeras da Sony tem boa reputação. A lente é razoável e o sensor APS-C vai fazer um bom trabalho tanto em fotos quanto em vídeo.

      Ví no manual os diversos modos de filme e com certeza o AVCHD 1920 x 1080 (60p, 28Mbps, PS) é o melhor deles e o que vai ter a maior qualidade possível dada pelo equipamento.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  15. Mas agora estou confusa porque no site americanas Nex-F3B esta mais abaixo na pagina 1920x1080 24mb 60i,ao entrar em especificações fica 1920x1080 28mb 60p,no site próprio da sony não a encontro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá para confiar nesses sites de loja on-line, o povo que monta os bancos de dados com as ofertas é burro mesmo... analfabeto funcional... Se o modelo anunciado é o F3B ela permite a configuração que te passei, além de outras mais baixas. O link para o site da sONY:

      http://www.sony.com.br/eletronicos/cameras-digitais/nex-f3/

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  16. Mas até no site da Sony se estou certa a confusão continua.No link que vc enviou em especificações esta 1920x1080 60p 28mbps no manual(http://www.docs.sony.com/release/NEXF3_handbook_PT.pdf)em FORMATO AVCHD esta 1080 60i e 1080 50i apenas 24 ou 25p.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa,

      Realmente existe a pegadinha. Somente a NEX-7K capta a 60 fps progressivos. Todos os demais modelos, que tem o mesmo formato de corpo e usam as mesmas lentes e estão relacionados no site da Sony como a linha de câmemras semi-profissionais, captam apenas em 60i. São os modelos NEX-6, NEX 5RK, NEX-F3K e a NEX-F3B que vc viu.

      Na verdade essa letra final,o B, é uma designação da Sony para os modelos destinados ao mercado brasileiro. Se for para o mercado americano (EUA) o modelo é apenas NEX-F3 sem letra no final. O que acontece é que a sacana da Sony fez uma desonestidade no site. Todos os modelos usam uma mesma página básica falando dos atributos e especificações, só que do modelo topo de linha que é a NEX-7K de 24Mpixel e a única que capta a 60 quadros progressivos, custando mais de R$ 5 mil segundo o site da Sony.

      As demais na faixa de preço até R$ 2 mil, são 16Mp e captam somente a 60i ou 24P em AVCHD em 1920 x 1080. Em 30P somente em 1440 x 1080 que é o mesmo formato e definição das antigas filmadoras HDV Sony.

      Você só percebe o truque se entrar na página de um dos modelos e pedir para comparar todos os modelos. Aí a "diferença" aparece!

      Resumindo: nada de 60P por esse precinho camarada. E uma imagem progressiva decente, somente em 24P que eu adoro mas vc diz não gostar por conta do "rastro"...

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  17. Então Marcelo já estava desconfiada,seria muito barata apesar de ter sido uma promoção de minutos.Mas ai entre a Nex-3b e a Filmadora Sony Full HD HDR-PJ230 qual vc indicaria(Menos Rastros)pra vídeo claro porque foto a nex da de 10 apesar de que a filmadora tira fotos de 9mp mas nem flash tem.Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa,

      Isso depende de qual atividade vc vai priorizar ou gosta mais. Se é fotografia, claro que a NEX-3B te atenderia melhor. Se vc se expressa mais por vídeos aí sem dúvida a PJ230 vai ser mais prática e te proporcionar vídeos mais consistentes. Não é tão fácil e prático quanto parece filmar com DSLR porque um monte de funções práticas de uma filmadora não estão presentes e muitas vezes enrolam até o profissional mais experiente. Infelizmente não dá para ter o melhor dos dois mundos em um só aparelho.

      Bjs

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  18. Em relação a Cartões de memória SD classe 4,superior ou um simples vai fazer diferença na qualidade do vídeo rastros etc...Utilizando a Nex-F3.Desculpe-me por tantas dúvidas Marcelo e obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é classe 10 para poder gravar vídeos sem perder frames. A qualidade do vídeo não vai melhorar, isso quem manda é a camera. Mas um cartão de marca ruim ou classe baixa, pode fazer vc perder uma sequencia de fotos ou frames em um vídeo, pois o cartão não consegue salvar os dados gerados pela câmera com a velocidade ideal.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  19. Ola Marcelo
    Acompanho sempre seu blog e sempre com boas dicas e detalhes.
    Atualmente trabalho com a NX5 e faço a cópia do material gravado( 1920 x 1080 )no cartão para o HD via placa Matrox - HDMI.
    Já tentei fazer a copia do material gravado no cartão usando o software da Sony CMU e o material vem sempre em partes e não transfere em um único arquivo. Alguma configuração especial?
    O que é melhor usar os arquivos no cartão ( em partes ) direto para o HD ou usar a transferencia via Matrox?

    Abs
    Reinaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reinaldo,

      Mesmo usando a Matrox para capturar o fluxo de vídeo na HDMI, a qualidade não vai melhorar pois o material já foi comprimido no cartão durante a captura. E a transferência acontece em tempo real. Se vc estiver com 1 hora de vídeo no cartão vai levar outra hora para capturar. Se 1 hora ocupar 16 GB de um cartão vc transfere isso como dados em menos de 15 minutos para o computador.

      Eu te recomendo enfaticamente a usar o software CMU da Sony. ele não emenda os pedaços onde vc deu stop na gravação, mas em compensação emenda com perfeição os arquivos spanados, ou seja: vc esta gravando e quando um arquivo completa 3,2 GB a gravação começa em outro segmento e assim por diante até vc dar stop.
      Se vc copiar os arquivos diretamente do cartão sem usar o software, vc vai ficar com mais arquivos picados de um mesmo trecho contínuo de vídeo e seu sinc de áudio vai para o espaço.
      Além disso, em alguns casos, o áudio não vai aparecer na timeline do Premiere. E mesmo que apareça, é quase impossível emendar o áudio sem ter pulo de frame e defeitosd no próprio áudio.
      A grande vantagem do programa da Sony é vc poder decupar seu trabalho antes de capturar para a ilha, escolhendo apenas os trechos de cada vídeo que lhe interessam. Isso faz vc ganhar tempo na edição, deixar a ilha menos lotada e trabalhar mais rápido nos programas de edição. Experimente e me fale.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  20. Ola Marcelo boa noite preciso de um help seu ,então ,estou com problemas no áudio ,eu exporto o vídeo com áudio em AVCHD 1920x1080 30 quadros para a timeline do Premiere e vem apenas o vídeo sem áudio. obrigado edie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo, mas exporta de onde? Na verdade vc importa de algum lugar para a timeline do Premiere. De onde vc está importando? No aguardo.

      Excluir
  21. Marcelo,estou com um problemão preciso de sua ajuda. Tenho um documentário fechado em H264 (MP4) em alta (progressivo), preciso entregar para a TV um arquivo em 720 x 480 com determinadas características (até ai tudo bem), mas tem que ser ENTRELAÇADO. No CS6 não tem a opção ao exportar, mas tem a opção do field option, acho, mas quando peço para entrelaçar um trecho do video ele fica com o audio todo fora de sincronia. Como posso resolver isso? se puder me responda, meu email é lucenasp@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas para qual rede de TV vai? Se for Globo o padrão é MXF op1a. SE for para outras é exportado em fita beta. Me esclareça por favor.

      Excluir
  22. Olá Marcelo,tudo bem?
    Comprei a Sony NEX-F3B por 690,00 junto na promoção vem um(Cartão de Memória 4G Pro Duo - Mark 2 - Sony)no valor de 63,00,verifiquei que é classe 4 ai eu te pergunto vale a pena devolve-lo já que posso e completar para comprar outro de classe 10 para a câmera em si?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc pode devolver, sim, vale a pena e vc deve comprar um de 32 ou 54 GB classe 10 pois são a melhor relação custo-benefício.

      bjs,

      Marcelo Ruiz





      Excluir
  23. Oi Marcelo,
    O atendente do Chat Efácil disse que este cartão (Sony Pro Duo 4gb - Mark 2) é classe 10,mas estou desconfiada.Especificações : Velocidade mínima de gravação apenas para equipamentos compatíveis com Memory Stick PRO TM 32 Mbps
    Velocidade de Tranferência máxima de 160 Mbps 20MB sec em dispositivos que possuem interface paralela.O que vc diz em relação a classe vai pra Sony Nex F3,dependendo da sua resposta eu devolvo.Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É conversa do vendedor. Somente o Pro Duo HG consegue uma velocidade de 30 MB/s de leitura e escrita. Esse daí não passa de 20 MB/s e pode causar problemas para gravar vídeos AVCHD (h.264) em qualidade FX que requerem velocidades de pelo menos 28 MB/s. E de mais ma mais o tamanho é muito pequeno. Vai caber apenas uns 8 minutos de vídeo.

      Excluir
  24. Marcelo este é bom em relação qualidade e preço?SDHC Extreme 32GB - SanDisk 158,00 Magazine Luiza Link - ( http://www.magazineluiza.com.br/cartao-de-memoria-sdhc-extreme-32gb-sandisk/p/2027619/cf/cfcm/ ) Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Vanessa, me parece uma boa compra. A marca é boa, a loja te dará garantia e o preço e capacidade estão bons.

      Excluir
  25. Marcelo,vai fazer muita diferença o mesmo cartão vs SanDisk Extreme Edition SDHC de 45 MB/s ( Detalhes : SDHC UHS-I da linha Extreme da SanDisk com 32 GB de espaço de armazenamento, esse cartão permite a leitura e a escrita de arquivos em até 45 MB/s, não sendo limitado na escrita a faixa dos 10 MB/s como nos cartões inferiores, como os da linha Ultra ) se tratando da Nex F3?Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais rápido for o cartão melhor para evitar drop frames na gravação e acelerar a transferência de conteúdo para a edição.

      Excluir
  26. Oi Marcelo,
    Recebi a Nex F3 fiz um teste de vídeo e adorei a WX50 (isso mesmo).Por incrivel que pareça apesar da Nex ter um sensor maior,gravar em 1080i 60f fica rastro no movimento horizontal e há uma demora no foco.Já a Wx50 que é muito inferior a ela também se iguala até nas fotos automáticas e é leve.Uma única semelhança entre as duas e algo que me deixa intrigada é a profundidade ex:meu quintal ou quarto etc...fica maior,o chão mais fundo isso acontece na wx50,nex f3 e a wx100.Pensei que a Nex não tivesse isso,já utilizei outras câmeras e nunca teve isso.Será um padrão da Sony?Tipo zoom inverso.Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Vanessa, isso é um problema da interface botão de disparo-usuário... risos... deixa de preguiça, coloca câmera no modo totalmente manual, planeja a tomada e depois faz os ajustes de velocidade, abertura e escolha da lente... tudo isso modifica o DOF da foto ou vídeo. Quanto a esse misterioso rastro que vc vive reclamando, depois me envia ou posta no YouTube um trecho do vídeo com esse tal rastro que não há jeito de resolver... para eu ter uma ideia e poder te falar algo a respeito.

      Beijos

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  27. Prezado Marcelo é uma honra tc com vc. Me tira uma duvida por favor que esta me mordendo. Eu tenho uma panasonic AG-AC7P ela grava em 1920 x 1080i entrelaçados no caso. Veja bem a imagem é muito boa, conecto o meu cabo HDMI na minha TV 32 HD fica ótimo. Quando eu tiro o cartao de 16 giga classe 10 da minha filmadora e espeto no meu computador , usando um player para assistir ou um editor de vídeo NOSSSAAAA FICA TUDO SERRILHADO. Marcelo como posso resolver isso?

    Se uso Sony Vegas serrilha
    Se uso o Media Player Classic, Ou Media Player Serrilha.

    Que programa posso usar para editar decentemente e outra coisa quando renderizar no programa renderizao em progressivo ou entrelacado ou seja 1080 p ou 1080i?

    E só uma ultima pergunta uma PLACA DE CAPTURA HDMI tiraria esse serilhado , melhoraria a imagem em quantos por cento uns 10,20,30%?

    No mais muito obrigado e aguardo ansioso pela resposta amigao.
    Gilberto

    ResponderExcluir
  28. Oi Marcelo... estou com uma complicação e acredito que vc possa me ajudar... uso o CS4 e agora comecei a editar em avchd... só que na hora de exportar, ele vai que é uma beleza, monitoro até o último frame... tudo maravilhoso... mas sempre fica faltando um minuto no final... ele corta, mas no monitor do export ele vai até o fim... o que poderia ser isso??? Abraços a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos,

      Aconte com todos os trabalhos ou somente nesse projeto em particular? Geralmente isso acontece quando existe um frame faltando entre dois segmentos de vídeo na hora de se emendar dois trechos diferentes. Pode ser tb no áudo. Ja verificou sem tem alguma falha desse tipo no seu material editado, exatamente nesse trecho faltando um minuto para o final?

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  29. Eu já fiz no modo manual tudo quanto é teste mas não da certo, só no automático já era pra pelo menos ficar igual a wx50 que ao girar na horizontal o vídeo fica mais natural (corrido) e o da Nex fica fantasmas,no pause do vídeo se estiver no momento do movimento se vê o rastro, a imagem é boa falta um pouco de cor mas....Estou até com pena de devolver por 630,00 foi uma boa promoção mas pra fazer vídeo tem que ser sem movimentos,melhor ficar com a Wx 50 que paguei 190,00 ou partir mesmo para uma filmadora 60fps e estabilização mecânica (essa nova estabilização lançada pela sony na PJ-430,760,780).Pena que só as encontro importadas sem garantia ai não dá.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa,

      Eu já havia lhe pedido que me enviasse um trecho de um dos seus vídeos onde você vê mais problema, pois assim fica mais fácil para eu avaliar. e te ntar te ajudar.. Manda por um desses sites de envio de arquivos.

      Bjs

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  30. Olá amigo, parabéns pelo site, muito legal.
    Preciso tirar uma dúvida: quando importo arquivos .mts para o premiere ele está indo sem o audio. Como faço para resolver isso?
    Importo direto do HD para o premiere.
    Grato.

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde Marcelo,
    Estou com um problema que não consigo resolver, estou com uns arquivos em movi gravado em 59 frames por segundo, porém quando eu importo no premiere cs5.5 o a tela fica verde só sai o audio. mas quando eu visualizo pelo midia player fica normal. Espero que voce possa me ajudar.

    ResponderExcluir
  32. Gilberto,

    Quando vc liga a AG-AC7 direto em uma TV LCD via HDMI, o televisor tem um chip interno que se encarrega de desentrelaçar a imagem para o modo progressivo, pois monitores LCD não suportam o formato entrelaçado.

    Os monitores de computador, dependendo do modelo já não processam tão bem o sinal entrelaçado. Para editar você não pode trocar a ordem dos campos. Video HD entrelaçado é sempre Upper Field First e a maioria dos vídeos SD entrelaçados (480i) são Lower Field First. Se esta ordem não é respeitada o entrelaçamento aparece muito forte.

    O que vc pode fazer é passar os vídeos de entrelaçado para progressivo com um programa como o Handbrake antes de editar no Vegas. Mas sempre haverá uma perda de qualidade na imagem, pois o programas comuns descartam um dos campos do quadro entrelaçado e completam as linhas faltantes interpolando um dos campos.

    Aqui no blog tem vários posts falando sobre esse assunto. De uma olhada.

    Abraços,

    Marcelo Ruiz

    ResponderExcluir
  33. Olá amigo... edito vídeos da 5D II, Full. São extremamente pesados na timeline. Tem alguma forma de editar como se estivesse visualizando aramado (COREL) para trabalhar mais rápido? Quando finalizar a edição voltar na qualidade normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não existe esse tipo de recurso para vídeos, somente para projetos em CAD. O que vc pode fazer é diminuir a qualidade do preview na janela de visualização para 1/2 ou 1/4 da qualidade. Esse recurso fica no canto inferior direito da janela de preview. Normalmente está sempre em FULL mas basta clicar e alterar para uma resolução menor. Isso não afeta a qualidade final do trabalho, somente o preview durante a edição.

      Grande abraço

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  34. Marcelo, estou tentando capturar da Sony DV através do CS5, mas só quando dou play, não aparece a imagem, apesar de fazer rodar a fita mini DV na cam. o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso está parecendo problema de configuração dos parâmetros de captura. Qual software vc está usando e qual o modelo da câmera?

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  35. Olá Marcelo, me ajude. Uso o Premiere cs6 e quando importo um vídeo(filmado com câmera fotográfica nikon D5200 em full hd) o mesmo fica com a imagem toda verde tanto na time line como na sequência, aparecendo somente o áudio quando é dado play.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Premiere não trabalha bem com os arquivos h.264 das câmeras Nikon. O ideal é vc transformar em mpg2 antes de editar, com algum programa como o Handbrake, por exemplo, que é gratuito.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
    2. Valeu pela dica e parabéns pelo blog!!!

      Excluir
    3. Valeu pela dica e parabéns pelo blog!!!

      Excluir
  36. Olá Marcelo,
    sou novo nas edições e filmagens e estou com as seguintes dúvidas:

    1. instalei o premiere CC e não consigo linkar o Encore pelo DL. Alguma solução? Já instalei, desinstalei, instalei o encore, desistalei, formatei a máquina... enfim, fiz de tudo.

    2. Criei uma multicam para editar um ballet de 1 hora no Premiere CC e começo a edição com cortes. Deletando o que não interessa. Ao aplica a transição, não funciona até eu fechar o Premire e abrir novamente. Outro detalhe. Verifiquei que ao fechar o Premiere e abri ficou num loop o filme todo. Repetia o início, mesclando com partes da apresentação já editadas. sem contar que desinstalei e instalei tudo, formatei a máquina e nada.

    FOI FILMADO COM:
    - 1 Panasonic ag 40 (1920 X 1080i 60)
    - 1 Panasonic ag 90 (1920 X 1080p 30)
    - 1 Sony Ex-1 (1440 x 1080 30 )

    Obrigado, Irandy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irandy,

      Sua versão do Premiere CC é oficial? Já falou com o suporte da Adobe? Quanto aos demais problemas, me parece que sua máquina está fraca para editar em multicam. Mas vc não postou as especificações dela. Por favor me fale quais são que eu te oriento melhor.

      Abraços,

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  37. pretendo fazer um filme na praia usando minha 600d com taxa a 24 fps e uma sony a prova dagua com taxa de 60 fps... queria saber se quando editar posso deixar o filme como se fosse gravado somente a 24 fps? Ou seja, que as pessoas não percebam a diferença entre o que é gravado com 1 camera e o que é gravado com outra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Isso é possível. Basta usar uma time line de 24 fps e dar conform no video de 60 fps através do comando Interpret footage para que ele se comporte como um vídeo a 24 quadros. Outra coisa legal é usar a sequencia de 60 quadros para criar alguns takes em câmera lenta.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  38. Marcelo onde eu me cadastro em seu blog, pois eu faço as perguntas e não me responde, logo imagino é pq não sou cadastrado e gostaria de fazer isso. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa se cadastar pois vc já entra com sua conta do Google eu suponho. Eu as vezes demoro mesmo a responder. Meu tempo é curto para tanta coisa...risos...

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  39. Bom dia! Vc poderia me ajudar? Tenho uma câmera Canon Powershot A810. Ela grava normalmente e os vídeos rodam normais nela, mas qdo passo para o pc eles rodam em câmera lenta! E alguns deles, mesmo rodando normalmente na câmera, qdo passo para o pc aparece 0 kb . Poderia me ajudar?
    Agradeço desde já!
    Rosa Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa Maria,

      Eles rodam realmente em câmera lenta ou ficam travado e dando pulinhos como se fosse câmera lenta? Em qual formato vc está gravando e quais são as especificações básicas do seu computador. Esta mais parecendo que o computador está travalndo o vídeo por falta de capacidade.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  40. Eu tenho uma câmera fotográfica sony que filma também em full HD no formato AVCHD 60p. Importo para o Adobe Premiere Pro CC e ele me deixa criar a sequencia em AVCHD mas não vejo opção de exportar o vídeo (depois da edição) para o mesmo formato AVCHD.

    Como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo,

      Basta vc escolher a opção H.264 e dentro dela o formato que corresponda ao video gravado ou a qualidade que vc deseja. Na verdade o AVCHD não e um formato e sim uma especificação. Todo vídeo AVCHD é um arquivo mp4.

      VC também pode exportar em .mov usando a opção QuickTime.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  41. Marcelo, eu comprei a camera Sony Nex 3nl, só que ela só grava em avihd ou mp4, eu usava o sony vegas pro 11 para editar meus videos do canal no youtube, só que no sony vegas esse formato trava e não consigo editar. Gostaria de saber se o adobe premiere edita nesse formato pra colocar no youtube? Ou se você conhece um editor melhor? Lembrando que a unica finalidade das edições é colocar no youtube. Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa,

      O Premiere edita sim, sem problemas. Mas pode travar tb. O problema não é o programa e sim sua máquina que não está preparada para editar vídeos com alta compressão. Eu gosto muito do Premiere. Então sou suspeito para falar. Para mim não existe outro melhor. Mas é opinião pessoal.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  42. Olá Marcelo,

    Muito bom, útil e esclarecedor o seu texto.

    Gostaria, se for possível, que você me ajudasse a sanar uma dúvida que, talvez para muitos, é primária e básica, mas, para mim, é algo que ainda não sei: As câmeras AVCHD, pelo pouco que entendo, geram arquivos finais (crus) MTS, M2TS e estes são complicados de serem lidos em um PC, a não ser que seja usado algum conversor, e impossíveis de serem tocados em um DVD normal.

    Diante disso, minha pergunta a você é a seguinte: Há no mercado alguma câmera profissional, alta resolução 1920x1080p que capture a imagem no formato mp4, por exemplo? Ou uma câmera profissional que filme em AVCHD e ela mesma codifique o arquivo em mp4 ou mpge, sem perder a qualidade?

    Agradeço desde já a colaboração.

    Att,
    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre,

      Na verdade todo arquivo AVCHD tem a mesma estrutura e compactação de um mp4 e na verdade AVCHD é uma marca proprietária de um cons´rcio de empresas como a Sony, JVC E outras. O formato de norma de um AVCHD é a especificação h.264 que especifica tb os arquivos mp4. Os aquivos devem ser convertidos para outros formatos para serem lidos em um PC comum. Mas existem os softwares gratuitos que fazem isso, como o Handbrake e os visualizadores de vídeo que a maioria dos fabricantes de câmeras fornecem no DVD de instalação. Muitos modelos vem até com softwares simples para converter e gravar os vídeos em DVD ou BluRay.

      Quanto as câmeras profissionais e a maioria das amadoras, todas salvam em mts ou mov dependendo do modelo. E na verdade são arquivos mp4 somente com uma extensão e algumas propriedades que fazem com que alguns PC não os rconheçam, precisando de codecs e plugins para isso. Algumas câmeras mais antigas gravavam em discos miniDVD que podiam ser lidos direto em qualquer aparelho. Mas jã não são mais fabricadas e tb não eram de alta definição. Qual a câmera que vc possui e está tendo esse problema?

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  43. Como abrir projeto no Adobe Premiere CS5.5 em full frame? Que não perca depois na expotação

    ResponderExcluir
  44. Não entendi sua pergunta. Full Frame ou Full HD? Me explica melhor isso.

    Abraços,


    Marcelo Ruiz

    ResponderExcluir
  45. Oi Marcelo tudo bem? Parabéns pelo site, pela iniciativa e pela boa vontade em ajudar e tirar as dúvidas das pessoas aqui. Tenho um material no formato .mov gravado em 1920 x 1080 em 19 quados por segundo e quando edito e jogo algum take na timeline mesmo depois de pedir para mudar os presets de audio e video quando abre aquela caixa de diálogo o video roda como se estivesse sido gravado em camera lenta, quase como um freeze ou como se ficasse travando.
    Você tem alguma dica ou sabe o que posso fazer pra resolver isso?

    Obrigado

    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando,

      Em 19 quadros??? Qual o tipo de arquivo do vídeo? Qual a origem? E quais as especificações de seu computador?

      Grande abraço

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  46. Ola marcelo,
    Tenho uma camera q grava em Full HD (1920x1080,60i) e na hora de editar no after effects eu nao sei se eu posso passar pra progressivo ou deixar em entrelaçado..
    Me ajude por favor, Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael,

      Isso depende muito do material. O formato entrelaçado está caindo em desuso, pois ele servia para tvc com tubo de imagem. As tvs de led e LCD são todas progressivas. Quando vc passa do entrelaçado para o progressivo, geralmente o programa de edição descarta um campo do frame entrelaçado, ou seja metade das linhas de resolução, e duplica o outro campo por interpolação. O resultado é uma imagem sem serrilhado, porém mais pobre em definição.

      Se seu vídeo não tem cenas com muito movimento e não está apresentando o serrilhado de forma que chegue a prejudicar a qualidade, vc pode trabalhar e exportar em entrelaçado mesmo.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  47. Oi Marcelo eu trabalho com uma camera Ag AC7 alta definição, quando eu faço filmagem longas, 2 horas por exemplo. o video é dividido em várias cenas. de uma cena pra outra ta tendo um pequeno corte no aúdio. da pra programar essa filmadora pra filmar filmagens longas sem cortes?
    me tire essa dúvida. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá David. O problema é que o sistema de formatação universal de cartões de memória é FAT32 que só aceita arquivos com tamanho máximo de 3,2 GB. Assim, em um vídeo longo, a câmera vai criando quantos arquivos de 3,2 GB forem necessários durante uma filmagem longa.

      A sony tem um programa proprietário que emenda esses arquivos chamados de clipes spaned. Mas a Panasonic só lançou para o MAC e não para PC. Mas esse erro só acontece se vc tentar importar os arquivos separados da estrutura de pastas. Experimenta copiar toda a estrutura de pastas do cartão para sua ilha e depois importar essa pasta inteira para o programa de edição. Deve resolver.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  48. Galera preciso de um help: estou com um video para adicionar legendas e mais nada gostaria de manter as config do arquivo que é um .mov (28.800Kbps no video e 1.536 de audio PCM) e adicionar a legenda porém não encontro um programa que faça isso Obs.: a legenda está em um arquivo srt ou sub ou ass. Já tentei o idealshare video converter, porém se eu colocar nas opções de copy para video e audio ele dá fail... e outros formatos de saída dão bitrate mais baixo... no máximo 8.000kbps.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo,

      Aqui não tem galera não. Sou eu sozinho mesmo e me chamo Marcelo. Grande abraço pra vc também... Bem quanto ao seu problema, eu te confesso que não me interesso muito por esse assunto. Quando preciso colocar legenda em trabalhos profissionais o meu editor usa um desses programas de legendar, depois exporta o artquivo txt com os tempos corretos de entrada e saida e coloca no Encore junto com o vídeo para autorar o DVD. Não sei se é o melhor método, mas para DVD funciona. Para outras formas de exportar o vídeo eu não conheço.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  49. Olá Marcelo, andei lendo os seus artigos sobre Interlaced or progressive, mas ainda continua com uma duvida costumo fazer vídeo caseiros com minha sony handycam trv460 digital 8, como padrão dela e dvd por padrão captura em Lower Field First, pelo que entendi, e gosto fazer pequenos trechos de chroma key . Para editar eu costuma usar um o Presets HDV 720 p30, e editar o material em SD 16x9 ( utilizo a opcão scale to frame size do Premiere CS6) dentro pois uso imagem de alta resolução para o fundo do chroma key.
    A duvida é ao criar o presets no meu caso vídeo sd x preset hd , qual a opção correta de fields ( no fields, upper or lower) para criar o presets e exportar o vídeo final. Exportar eu utilizo o codec H.264 com bitrate settings setado no máximo, VBR 2pass, em level deixo 4.1.
    Fico muito grato pelo ajuda, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luaur,

      Pelo que entendi vc capta em SD no formato Digital 8 que na verdade é um 480i e edita em uma timeline 720P. Ou seja , você tem que fazer um upscale do vídeo para preencher o quadro do formato 720P . Seria issoW O correto seria vc editar no formato 480i 30 fps para não precisar dar zoom no seu vídeo e com isso perder definição. Quanto a ordem dos campos, o ideal é não trocar e nem passar para progressivo se vc estiver exportando para DVD. Mas como vc disse que exporta em H.264, deve ser para a web e nesse caso tanto pode usar o progressivo ou entrelaçado pois o servidor de vídeo (Youtube, Vimeo, etc) vai fazer a própria conversão deles. O importante é fazer vários testes com pequenos trechos e ir subindo os vídeos e assistindo para ver o que funciona melhor.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir
  50. Boa tarde Marcelo, gostaria que me orientasse se possível, filmamos um evento em fitas mini-dv,
    camera HD1000, a primeira fita capturamos normalmente, mais a segunda consta a gravação mais não consigo visualizar e nem capturar, vc conhece algum recurso ou alguem q recupere a gravação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos,

      Como você sabe que a gravação está na fita se não consegue visualizar? Preciso entender melhor o problema para avaliar.

      Grande abraço!

      Marcelo Ruiz

      Excluir

Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!

Marcelo Ruiz

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.