29/07/2012

Gravador digital de vídeo Sound Devices PIX 240: bom de imagem e áudio.



Simplificando a produção profissional, a Sound Devices, tradicional fabricante de gravadores de áudio para cinema e vídeo, lançou uma linha com 3 gravadores de vídeo e áudio. O modelo intermediário da linha, o PIX 240, grava vídeo nos formatos Quicktime Apple ProRes ou Avid DNxHD de qualquer câmera equipada com saídas de vídeo HDMI ou HD-SDI em cartões CompactFlash ou discos rígidos SSD removíveis. 

Os formatos Apple ProRes e Avid DNxHD, baseados em compressão intra frame, oferecem boa qualidade, facilidade o processamento e simplicidade na edição em tempo real, bem como nos processos de gradação de cor na pós produção, sendo compatíveis com todos os softwares profissionais de edição.

Monitor de alta definição

O modelo PIX 240 oferece um monitor LCD de 5 polegadas, com tela matte, resolução de 800 x 600 pixel com controles para brilho, contraste, e croma, além de exibir a monitoração de áudio e os menus de operação. Oferece ainda ferramentas adicionais como assistente de exposição, assistente de foco, zebra, mapeamento de pixel 1:1 e false color.  


Superior performance de áudio

Com grande expertise em produção de áudio e gravadores de áudio de estado sólido a Sound Devices caprichou na performance de áudio. O circuito de áudio é baseado na premiada série 7 de gravadores da marca. Com -128 dBu de relação sinal-ruído, grande comprimento de banda de entrada, como seleção mic/line. Inclui ainda limitadores de ganho, filtro passa-altas e alimentação phanton power 48V, podendo selecionar a entrada de sinal entre a conexão HDMI  (até 2 canais), HD-SDI (até 8 canais) ou as 2 entradas  XLR ligadas a preamps Premium da marca. Aliás é louvável oferecer nesse equipamento entradas XLR convencionais, enquanto outros modelos similares oferecem conexões do tipo P-2 ou P-10. A saída de áudio analógica é feita através de uma conexão XLR de 5 pinos balanceada.
Armazenamento

O PIX 240 grava e reproduz arquivos Quicktime tanto de cartões CompactFlash ou discos SSD 2,5”removíveis formatados como volumes UDF que são lidos diretamente tanto por Mac’s e PC’s baseados em Windows. O acessório opcional PIX-CADDY oferece a adição de conectividade através de portas Firewire 800, eSATAp e USB 3.0 com taxas de transferência até 3 Gb/s (eSATA).

Alimentação

A unidade é alimentada tanto por fonte externa, através de um conector Hirose 4-pinos em tensões de 10 até 18 VDC ou através de baterias Sony L (até 2 baterias).  Opções de alimentação Anton Baur D-tap ou XLR 4 pinos são possíveis com os adaptadores fornecidos. Um carregador interno carrega automaticamente as baterias Sony L quando o gravador está desligado e conectado ao adaptador AC 110/220V também fornecido no conjunto.



O PIX 240 é bem robusto e feito para aguentar os trancos do dia-a-dia do set de filmagens. Como os outros gravadores de áudio da marca, seu chassis é feito de metal e fibra de carbono. Conta com sistema de isolamento térmico e proteçãoo contra pó. As demais especificações técnicas podem ser obtidas no site do produto (clique aqui).

O preço do PIX 240, na BH Store de NY está na faixa dos US$ 2.800,00, dependendo do kit de acessórios escolhido. Outros modelos semelhantes são o hyperDeck da Blackmagic Design, O Aja KIPro Mini, o Atomos Ninja, o CineDeck e alguns modelos da Convergent Design. Com tantos modelos concorrentes é provável que esse tipo de soluçao on-camera de gravação comece a ter preços acessíveis ao mercado brasileiro.

Grande abraço a todos!

Marcelo Ruiz





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!

Marcelo Ruiz

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.