07/01/2017

Panasonic Lumix GH5: isso muda tudo! (parte 1)

fonte: http://www.panasonic.com/global/consumer/lumix/lumix-gh5.html

Mais que um grande lançamento, a estreia da Panasonic GH5 no mercado de vídeo provavelmente será um divisor de águas e a consolidação em nichos de mercado dos grandes fabricantes. A Canon parece não ter mais pretensões de investir em DSLR capazes de grandes revoluções na área de captação de vídeo. Apesar de ter dado o pontapé inicial com a icônica 5DMKII em 2008, abrindo um novo mundo na área de captação de vídeo a baixo custo e excelente qualidade, ela não quer matar sua linha de câmeras avançadas para cinema e produções de vídeo especializadas. Pelo contrário: os últimos lançamentos da marca no formato DSLR estão priorizando a fotografia e os fotógrafos. Decisão acertada.

A marca tenta há anos entrar no mercado de camcorders para
televisão e vídeo de baixo custo mas nunca deslanchou. Na área de captação para cinema e produção de comerciais, ainda enfrenta concorrência da ARRI , da RED e da BLACKMAGIC, que resolveu investir em captação de imagens. No nicho da fotografia, tomou a liderança de décadas da Nikon. Se eu tivesse que escolher qual câmera levar para a guerra ou para uma expedição nos confins do mundo, minha escolha seria uma EOS 1Dx, mesmo com seus 18 Mpixels. Ponto. Depois explico por que.

A Sony, por outro lado, continua no topo do pedestal quando se trata de equipamento broadcast para grandes redes de televisão. Está lá fazem 30 anos e vai continuar. Entre em qualquer emissora no mundo e o que você vai ver é o logotipo de 4 letras prateado em quase todos os equipamentos. Da captação a geração de imagens. Ponto. Durante um período ela tentou entrar para o mercado de cinema e até conseguiu nos anos 80, com grandes cineastas usando a linha CineAlta para produções que chegaram a ganhar Oscars. É bem verdade que ela se aventurou pelo mercado DSLR com a série Alpha. Excelentes câmeras, péssimas lentes, algumas inovações. Mas eu não as levaria para uma ilha deserta. Mas me pergunte com qual equipamentos eu montaria meu canal de TV, produtora ou sairia para mais uma guerra? Equipamentos e câmeras Sony Broadcast. Ponto.

[Proximo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!

Marcelo Ruiz

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.