04/01/2017

Lentes BCTV em câmeras DSLR Micro 4/3 (II)

Adaptador adaptado... Anel de suporte para lentes longas Canon modificado para prender o tubo B4 2/3"-Micro 4/3
Continuando o processo de adaptar lentes padrão BCTV usadas em câmeras Sony Betacam SP ou HD para monta-las em corpos DSLR no padrão Micro Quatro Terços ou APS-C. Esses adaptadores não são fáceis de encontrar aqui no Brasil. No ML há muito pouca oferta. E sem concorrência os preços estão altos. Existem modelos com e sem sapata. E as montagens podem ser para flanges Micro 4/3, Sony E-mount ou Canon EF. Esses dois últimos, menos comuns são mais difíceis de achar. Importante ressaltar que essas lentes não devem ser usadas sem o suporte para tripé.
O peso aproximado de 1,6 kg pode facilmente quebrar ou empenar o bocal das cameras DSLR, caso elas sejam montadas no tripe tendo que suportar o peso da lente. Por outro lado, as lentes BCTV são robustas o suficiente para suportar qualquer modelo de cameras encaixadas a elas. 
Vista posterior da adaptação: O ponto vermelho indica a posição correta do adaptador na sapata para que a câmera fique nivelada com o horizonte. O Adaptador pode ser removido da sapata caso necessário. Mas não recomendo. 

Essa sapata de apoio pode ser montada em sistemas de Rod's para uso de outros acessórios como matte-boxes, follow-focus, baterias externas e apoio de ombro. Mas sempre fixando a lente ao conjunto e não a câmera. Os modelos com sapata já vem prontos nào necessitando dessa adaptação caseira. Por outro lado, achei um tanto frágeis os modelos que encontrei no eBay. As sapatas tem pouca altura, o que pode fazer com que a parte inferior da caixa do duplicador de zoom encoste na sapata do tripé. Isso pode interferir no encaixe perfeito do flange B4 na sede do adaptador. 
Os adaptadores são o primeiro passo para o setup dessa solução inovadora. É preciso adquirir outras partes e fazer outras adaptações. Logicamente precisa ter uma lente. Está havendo uma oferta crescente de equipamentos analógicos Sony e JVC, inclusive câmeras Betacam. Com a implantação do SBTVD quase finalizada, todas as emissoras e produtoras trocaram suas câmeras para o padrão HD. Infelizmente como a notícia do aproveitamento, com excelente custo benefício, das lentes SD com motor servo para uso em DSLR, os preços estão subindo. é preciso cuidado também na hora de comprar. Evitando lentes com aparência cosmética muito ruim a menos que se possa testá-las. Um elemento ótico com fungos ou arranhões, o sistema de servo danificado ou outra avaria grave pode inviabilizar o conserto por conta da falta de peças e custo.


Outro detalhe importante: as lentes BCTV precisam ter o extensor de zoom 2X instalados no bocal de encaixe e funcionais. Sem eles tudo o que vc vai ter é uma imagem com muito vignetting. Na verdade apenas uma grande círculo no centro do frame 16:9. Algumas câmeras tem o recurso de crop zoom que amplia a imagem no centro do CMOS para preencher o quadro. Duas desvantagens: o vignetting ainda é aparente nas bordas da imagem e a definição cai pela metade ou mais. Não aconselho. Nos proximos posts vou mostrar a adaptação da lente no sistema de Rod e como alimentar com 12 volts CC o servo da lente. Grande abraço! 

[Anterior]  [Próximo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!

Marcelo Ruiz

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.