19/04/2012

Blackmagic lança câmera de vídeo 2K com lentes intercambiáveis!



Como diz aquele famoso apresentador de tv: "loucura, loucura. loucura!". A Blackmagic Design lançou na NAB 2012 sua câmera de vídeo de alta definição, na verdade formato cinema 2K, com lentes intercambiáveis e um gravador digital interno que permite armazenar o material capturado com ou sem compressão. A câmera parece um tijolinho. E tal qual as cameras da Red One, um verdadeiro patinho feio. Mas pelo visto vai fazer bonito. Ainda mais por conta do preço: incríveis US$ 2.995,00!
A Blackmagic sempre surpreedeu o mercado profissional com produtos de altíssima qualidade, inovação e praticidade. Tudo isso aliado a uma política de preço justo e acessível. E com a nova câmera não foi diferente. Apesar do formato meio esquisito, bastante retrô eu diria, ela surpreende por aliar um design enxuto, que a primeira vista pode enganar, com uma gama considerável de funções e capacidades.

                              
Sensor de imagem

A Câmera de Cinema Blackmagic (CCB) utiliza um sensor de imagem de 2,5K com 13 f-stops de abertura com resolução nativa de 2592 x 2192 pixel e 12 bits 4:4:4 de profundidade de cor.  Pode capturar vídeos em formato RAW DNG a 2432 x 1366 pixel ou no formato ProRes ou DNxHD a 1920 x 1080 pixel.

Embora não possua o formato 4K que está se consolidando como o padrão para filmes para cinema, o modo 2.5K atualmente ainda largamente utilizado para rodar conteúdo para cinema digital é suficiente para filmes independentes, comerciais e séries para televisão. 


Alta gama dinâmica

As câmeras de vídeo normais clipam (comprimem) o vídeo deixando as imagens com pouco contraste e cores mais pobres. Com a captura em uma faixa correspondente a 13 f-stops em arquivos formato DNG as sombras e altas luzes são preservadas para uma perfeita correção de cor na pos-produção, pois todos os dados capturados pelo sensor de imagem são preservados.

Lentes

A Blackmagic optou por utilizar uma montagem de lentes compatível com o padrão EF da Canon e o padrão ZE da Zeiss com a possibilidade de comando eletrônico da irir e do foco das lentes (quando disponíveis nas mesmas). Isso permite que usuários da Canon 5DMKII utilizem suas lentes e ainda permite usar as lentes da série ZF da Zeiss tanto para fotografia 35mm quanto as lentes prime para cinema. 



Gravador digital interno

A câmera conta ainda com a tecnologia já testada e aprovada do gravador SSD interno de vídeo, semelhante ao Hyperdeck Shuttle. O gravador permite capturar vídeos no formato 2,5K sem compressão no padrão DNG RAW 12 bit, bem como nos formatos com compressão Apple ProRes e Avid DNxHD.  Essa característica é bastante interessante porque, ao contrário de câmeras mais caras e sofisticadas como a RED ONE, Scarllet e Sony F3, que só permitem a captura interna em cartões e com alta compressão, todas elas necessitando de gravadores externos, vendidos separadamente para armazenar vídeo sem compressão, o modelo da Blackmagic já possui esse gravador digital embutido no corpo da câmera. Trata-se de um disco rígido SSD de 2,5" que pode armazenar até 30 minutos de vídeo na qualidade máxima sem compressão ou até 5 horas de vídeo no formato Apple ProRes ou DNxHD em um SSD de 480 Gb.



Conexões

A câmera usa apenas conexões de áudio, vídeo e dados padrão. Ela conta com conectores P2 balanceados para áudio, saída 3G HD-SDI para vídeo compatível com o padrão SMTP 292-M em 10 bits 4:2:2, conector P2 para fones de ouvido, conector LANC para controle remoto, conector de alimentação compatível com voltagens de 12 a 30V DC e ainda com a novíssima porta Thunderbolt para captura direta para computador ou laptop compatível com essa tecnologia.




Tela Touchscreen Capacitiva

Na parte traseira da câmera eta localizada a tela sensível ao toque com a mesma tecnologia dos modernos smartfones. Com ela é possível visualizar não apenas a imagem que está sendo capturada, mas diversas informações como ampliação do quadro para facilitar o foco, nível de bateria, diafragma, ISO, tempo de gravação e ainda um vectorscope. Aliás, com a câmera o proprietário recebe também uma versão gratuita do software UltraScope que permite a visualização de 6 janelas diferentes de vectorscope e mais áudio e vídeo.




Software de correção de cor DaVinci Resolve

A câmera da Blackmagic inclui ainda uma versão full do software DaVinci Resolve 9.0 para Mac e Windows para correção de cor que trabalha afinado com a tecnologia e parâmetros da câmera. 



Especificações técnicas:

Resolução do sensor:     2592 x 2192
Resolução RAW:   arquivos 12-bit RAW gravados @ 2432 x 1366
Resolução de captura:    2.5K RAW @ 2432 x 1366 e ProRes and DNxHD @ 1920 x 1080
Frame Rates:          23.98p, 24p, 25p, 29.97p, 30p
Tamanho do Sensor:       16.64 mm x 14.04 mm
Área ativa:   15.6 mm x 8.8 mm
Gama dinâmica:     13 stops
Foco:             O botão de foco aciona a função peaking
Controle de íris:     O botão de Iris ajusta automaticamente as especificações de abertura da lente para evitar o estouro de branco.
Montagem de lente:         EF e ZE compatível com controle eletrônico de íris.
Tela LCD:     5" com resolução 800 x 480 pixel
Tipo:  Tela de LCD capacitiva sensível ao toque integrada
Suporte para metadados:           Dados automáticos da câmera como núero do take, nome do arquivo e palavras chave.
Controles:   Menus de toque onscreen e botões físicos para gravação e  controle de preview de vídeo.
Microfone interno:  monaural integrado 
Monitor de aúdio: autofalante mono integrado
Opções de montagem de acessórios:           3 roscas de 1/4" no topo da câmera e 1 rosca de ¼” padrão de tripé com pino guia.
Alimentação:          Bateria integrada Lithium-ion Polymer recarregável.  E porta 12V˜30V DC para conexão de bateria exerna, do carregador/adaptador de 12V AC fornecido com a câmera.
12V-30V DC port for external battery power or use included 12V AC adapter.
Tempo da bateria:             Aproximadamente 90 minutos.
Battery Charge Time        Approximately 2 hours when not in use.
Dimensões: 166.2mm x 113.51mm x 126.49mm excluídos o quebra-sol e a alça de mão.
Peso:            1.7 kg / 3.75 lb
Tipo de armazenamento:  Disco rígido de estado sólido (SSD) de 2,5”removível.
Formato de arquivos:       Mac OS Extendido. O SSD pode ser formatado em qualquer Mac ou usando o Mediafour MacDrive (não incluído) em computadores PC Windows.
Taxas de armazenamento:         5 MB/frame no modo RAW 2.5K permite armazenar aproximadamente 30 minutos de vídeo @ 24p em um disco SSD de 256 GB . Formatos HD com compressão permitem armazenar até 2,5 horas de vídeo.
Formatos de gravação sem compressão:    RAW 2.5K CinemaDNG
Formatos de gravação com compressão:    Apple ProRes e Avid DNxHD. Com compressão em 1920x1080 10-bit YUV com opção de gama dinâmica para Vídeo ou Filme.
SDI Video Output:            1 x 10-bit HD-SDI 4:2:2 com escolha de  gama dinâmica para filme ou vídeo.
Analog Audio Input:          2 conectores de 1/4” balanceados com opção de nível de linha ou mic.
Analog Audio Output: 1 conector P2 3.5mm stereo para fone de ouvido.
SDI Audio Output:            4 canais em HD-SDI
Controle remoto:  1 x 2.5mm LANC para Rec Start/Stop e controle de Iris e Foco.
Interface para computador:       Porta Thunderbolt para captura de áudio e vídeo no formato de arquivo RAW, porta mini USB 2.0 tipo B para atualização de software e configuração do equipamento.
Alimentação:          entrada 12V-30V DC para bateria externa, carga da bateria interna e conexão do adaptador Ac fornecido. Standards
Eswpecificação SDI:  SMPTE 292M.
SDI Audio Sampling:        48 kHz e 24 bit.Extras
Software Incluido: DaVinci Resolve grading software incluído em dispositivo USB para Mac OS X e Windows. Software Media Express para captura de vídeo pela porta Thunderbolt da câmera. Blackmagic UltraScope para monitoramento de waveform da câmera pela porta Thunderbolt.
Accessorios:          Para-sol destacável, alça de ombro, cobertura do flange da lente e adaptador 12V AC inclusos.
Garantia:      12 meses de garantia limitada.
Preço: US$ 2.995,00

Com essas características e preço com certeza essa câmera vai ficar muito bem colocada na nossa próxima avaliação de equipamentos. Agora é esperar o lançamento aqui no Brasil.

Grande Abraço a todos!

Marcelo Ruiz














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!

Marcelo Ruiz

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.