30/04/2012

Novo Premiere Pro CS6 tem filtros para estabilização de imagens e rolling shutter.



Estamos avaliando a nova versão do Premiere Pro. O novo CS6 tem várias melhorias, como suporte a mais codecs de vídeo de câmeras recém lançadas.
Dois filtros novos foram acrescentados. O Rolling Shutter Repair e o Warp Stabillizer. O primeiro corrige o efeito de distorção vertical da imagem causado pelos novos sensores CMOS, que tendem a inclinar todas as linhas verticais da imagem, como prédios altos ou mesmo postes de iluminação.

O segundo promete corrigir os tremores de câmera causados por filmagens com a câmera sofrendo movimentos bruscos ou mesmo por falta de habilidade do cinegrafista. Experimentamos os dois em um vídeo capturado de dentro de um carro em movimento, juntando assim as duas piores situações: falta de estabilidade e câmera se movendo em alta velocidade.

Os filtros fizeram um bom trabalho, estabilizando as imagens e corrigindo as distorções causadas pelo rolling shuter.  Os dois filtros tem diversas opções de correção e pode ser usado de forma mais ou menos agressiva. No caso do rolling shutter a imagem é corrigida sem perdas. Mas o filtro para estabilização degrada um pouco a imagem, pois para conseguir eliminar os movimentos usa recursos como rotacionar, distorcer e posteriormente dar zoom na imagem para reenquadrar os frames modificados.

Como sempre, a melhor recomendação é procurar capturar sempre dentro da melhor técnica e qualidade possíveis. Mas para aqueles casos onde não foi possível obter uma imagem perfeita, os dois novos filtros prometem ajudar bastante, salvando takes que de outra forma teriam que ser descartados.



Eu particularmente gostei muito da correção do efeito causado pelo rolling shutter, pois a distorção causada por ele em certas situações é inaceitável. Assista ao vídeo, que foi propositadamente editado com efeito slowmotion para melhor visualização e observe a caminhonete branca dando pausa. A carroceria aparece completamente torta, assim como as linhas verticais do prédio atrás dela. É o tipo de defeito que compromete muito a beleza de uma cena.

Quanto ao tremor da câmera, esse em certas situações e contexto da cena filmada, pode até ser admitido e incluído na linguagem estética do vídeo ou filme. Mas prédios tortos como se estivessem caindo causam muita distração no espectador e podem mudar completamente o efeito desejado de um take.

A medida que formos testando o novo Premiere Pro CS6 vamos postando aqui nossas impressões e comentários.

Grande abraço a todos.

Marcelo Ruiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!

Marcelo Ruiz

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.