08/01/2017

Lentes BCTV em câmeras DSLR Micro 4/3 (V)


Teste de nitidez com a lente Canon BCTV B4 2/3 em abertura máxima (f1/8) e distância foca no modo grande angular máximo (DF=18mm), onde tem sido relatado por outros testadores imagens com característica soft (como a lente Helios 55 mecânica muito usada em vídeos por essa característica). O retângulo amarelo ao centro corresponde ao campo de visão com a lente em tele máxima (DF=342mm).



Dessa segunda foto em tele máxima o centro marcado dentro do quadrado vermelho foi retirado com o tamanho real (100%) como mostrado na imagem abaixo. Pode ser observado, alem dessa característica soft, pontos onde a aberração cromática foi bem evidente. O purple fringe aparece bem na cabeça e pescoço do pombo e nas pernas é tão intenso que fez desaparecer todos os detalhes da pata. 



É importante ressaltar que as condições para a foto foram levadas ao extremo para o teste. O pombo se encontra exatamente no ponto onde ao fundo. a parede é recortada pela sombra do telhado e com sol forte incidindo sobre o resto. Atrás das pernas do animal existe uma cobertura de asfalto com alumínio que reflete ainda mais a luz incidente. dificilmente iríamos captar uma cena na vida real com luz tão desfavorável e tanto zoom. 

Sendo assim, penso que para a maioria das situaçÕes e planos de filmagem, a nitidez e versatilidade dessa lente, comprovada em décadas de uso em televisão, nos atenderá bem. Abaixo seguem outras fotos onde o objetivo era testar a nitidez da imagem (novamente para o efeito soft) em luz mais controlada e equilibrada. Foi feita uma foto com 12Mp, abertura f 1.8, ISO 168, velocidade de 1/30s com a frontal da lente a 4 metros do motivo. Dessa foto foi retirada o enquadramento correspondente a um vídeo com as características preconizadas pelo consórcio DCI (diretrizes para exibição de filmes em salas comerciais) em formato 4K Flat (relação de aspecto 1.85:1 @ 3996×2160 pixels).


As marcas de crop em vermelho e amarelo correspondem as fotos posteriores com resolução em 100% e sem outros ajustes. 



Novamente vemos presente ao redor das orelhas do rato e cabeça e bico dos patos o purple fringe e a característica soft principalmente nos olhos. 


Na ampliação em 100% da garrafa de água mineral as letras vermelhas sobre fundo branco minimizam a percepção do fringe. E a definição é bastante razoável. Se levarmos em conta que um espectador em sua sala, assistindo um filme em 4K em uma TV de 60 polegadas, deve estar pelo menos a 3 metros de distância da tela, esses detalhes serão imperceptíveis. A mesma coisa ocorreria em um cinema. Apesar da tela muito maior que uma TV, a resolução do projetor em pixels é a mesma. E a distância da poltrona para a tela é bem maior mesmo na primeira fila. 

Finalmente cabe ressaltar que esses primeiros testes estão sendo feitos com a lente montada em uma câmera sem os recursos e capacidade de um modelo profissional. A Lumix GF3 fabricada em 2011 está até se saindo bem! Nos próximos posts vou mostrar os testes com vídeos em situações reais e aproveitar para captar em outras aberturas da lente para determinar qual delas é seu sweet spot. Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação! Asim que eu puder, vou responder! Volte sempre!

Marcelo Ruiz

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.